Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

25/09/2025 - Notícias

VII Assembleia Geral Ordinária da União do Apostolado Católico

Centro João XXIII, Frascati – Itália 

7–14 de setembro de 2025 

 

Mensagem Final 

 

Queridos irmãos e irmãs, de Frascati, lugar querido a São Vicente Pallotti, saudamos-vos com esperança, alegria e paz!  

Nós, membros da União do Apostolado Católico, reunidos no Centro João XXIII para a VII Assembleia Geral Ordinária, elevamos nossa ação de graças à Santíssima Trindade pelo dom destes dias vividos em oração, escuta mútua e discernimento comunitário. Em um clima de fraternidade, espiritualidade e responsabilidade compartilhada, experimentamos com alegria a riqueza do nosso carisma pallottino, a unidade na diversidade e a força da comunhão eclesial. 

Nossa Assembleia, que aconteceu de 7 a 14 de setembro de 2025, representou um momento de virada e consolidação para a vida e a missão da União. O tema: “Um carisma: um único dom, um único chamado”, nos convidou a refletir e a nos deixar iluminar pela luz do Espírito Santo para aprofundar nossa identidade, avaliar o caminho percorrido, enfrentar os desafios atuais e delinear com coragem e esperança as prioridades para o futuro. A Assembleia foi encerrada, com a participação, na Praça de São Pedro, na recitação do Angelus com o Papa Leão XIV e na celebração eucarística de agradecimento, presidida pelo Assistente Eclesiástico Pe. Zenon Hanas, SAC, na igreja do SS.mo Salvatore in Onda, Centro espiritual da União.  

Um caminho de escuta, reflexão e corresponsabilidade 

Após a celebração eucarística inicial, presidida pelo Rev.mo Pe. Jacob Nampudakam, SAC, Presidente da União, e a abertura oficial da Assembleia em 8 de setembro – na alegre recorrência da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria –, os trabalhos se desenvolveram segundo uma metodologia sinodal, estruturada em momentos de escuta, apresentação, discernimento espiritual e confronto nos grupos linguísticos. 

Foram compartilhados numerosos relatórios e testemunhos provenientes dos Centros de Coordenação Geral e Nacional da União espalhados pelos cinco continentes, com reflexões preciosas sobre as atividades apostólicas, os desafios enfrentados – em particular após a pandemia da COVID19 – e as oportunidades de renovação e crescimento. Em cada intervenção, foi possível perceber o vivo desejo de custodir o carisma de São Vicente Pallotti, promovendo sua atualização no contexto contemporâneo. 

Renovação espiritual e missão compartilhada 

As reflexões espirituais oferecidas por figuras eminentes como S.E. Mons. Dario Gervasi, que presidiu a Santa Missa de abertura da Assembleia, e a Dra. Linda Ghisoni - do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida -, além da reflexão do Sr. Corrado Montaldo e de vários outros relatores internos da União, favoreceram um clima de oração e interiorização, enfatizando a centralidade de Jesus Cristo, Apóstolo do Eterno Pai, em nossa vida pessoal, comunitária e apostólica. 

Fomos chamados a refletir sobre uma questão fundamental: Cristo é realmente o centro de nossa existência e de nossa missão? Em um tempo em que corremos o risco de nos perder entre burocracias, estruturas e funções, nos sentimos provocados a voltar ao essencial: o Evangelho vivido com zelo, simplicidade e amor universal, no estilo pallottino. 

Rumo ao futuro: novas orientações, novas responsabilidades 

A VII Assembleia Geral contou pela primeira vez com uma ampla participação representativa de seus membros (presentes 55 membros), além de uma nova modalidade eleitoral de seus representantes a nível internacional e um mandato mais longo (cinco anos) para os órgãos de governo centrais, de acordo com as alterações do Estatuto Geral, recentemente aprovadas pelo Dicastério (Decreto de 16 de julho de 2025). 

Com o Estatuto Geral renovado, a União pretende responder às necessidades atuais da Igreja e do mundo, mantendo-se fiel ao coração do carisma palotino. Este Estatuto estabelece as bases para uma governança mais eficaz, uma participação mais ampla dos membros e uma definição mais clara das funções e responsabilidades dentro da União. 

Um outro passo importante foi a eleição do Presidente, do Vice-Presidente e do novo Conselho Geral de Coordenação, realizada através de uma plataforma digital segura e transparente.  

No dia 10 de setembro, foram eleitos a Dra. Gabriella Acerbi como Presidente da União e Pe. Gilberto Antonio Orsolin, SAC, como Vice-Presidente, os quais, juntamente com o novo Conselho de Coordenação Geral, têm agora a tarefa de traduzir em ação o que emergiu dos trabalhos da Assembleia, com espírito de serviço e abertura ao Espírito Santo. 

O documento-chave que emergiu dos grupos de trabalho – o Instrumentum Laboris – representa o fruto maduro do diálogo sinodal. Ele orientará o futuro da formação, da evangelização, da corresponsabilidade missionária, da colaboração entre todos os componentes e com o Assistente Eclesiástico. 

Compromissos e perspectivas 

Da nossa Assembleia, surgem linhas de ação concretas, entre as quais: 

o   Fortalecer a formação inicial e permanente, enraizada no carisma de São Vicente Pallotti e na espiritualidade da União, para que cada membro seja um apóstolo consciente, formado e disponível. 

o   Promover uma cultura de corresponsabilidade, valorizando a igual dignidade e a plena participação dos leigos, religiosas e religiosos na vida e na orientação da União. o Cultivar relações fecundas com as Igrejas locais e com a Igreja universal, respeitando a vocação específica da União como Associação pública internacional de fiéis. 

o   Favorecer a inclusão e a representatividade global, através de um maior envolvimento das realidades locais e dos Centros de Coordenação Nacionais, especialmente em contextos emergentes ou em desenvolvimento. 

o   Renovar o compromisso missionário, superando toda forma de autorreferencialidade e abrindo nossas comunidades ao mundo, à escuta dos sinais dos tempos. 

Gratidão e invocação 

Concluímos esta Assembleia animados por uma profunda gratidão: 

o   a Deus, que nos acompanhou com Sua graça; o à Igreja, que nos acolhe e nos guia; 

o   a São Vicente Pallotti, nosso fundador e inspirador; 

o   e a todos aqueles que, com espírito de serviço e dedicação, tornaram possível o desenvolvimento fecundo destes dias. 

Agradecemos de modo especial aos membros do CCG, especialmente ao presidente cessante, Pe. 

Jacob Nampudakam, SAC, por sua orientação fiel e inspirada, e acolhemos com confiança o novo Conselho liderado pela Dra. Gabriella Acerbi, confiando seu trabalho à luz e à inspiração do Espírito Santo. 

Que Maria, Rainha dos Apóstolos, nos acompanhe no caminho.  

Que São Vicente Pallotti interceda por nós.  

Sustentados pela comunhão vivida nesta Assembleia, partimos com renovado entusiasmo para reavivar a fé e reacender a caridade entre nós e no coração da Igreja e do mundo. 

Com os corações unidos e os olhos fixos em Jesus Apóstolo do Pai, comprometemo-nos a viver e promover com fidelidade e zelo a missão apostólica que nos foi confiada. 

 

Frascati, 13 de setembro de 2025 

VII Assembleia Geral Ordinária da União do Apostolado Católico