Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

26/10/2024 - In Memoriam

Padre Osvaldo Rafael Cremonese (1931-2022)

Vida

Pe. Osvaldo Rafael Cremonese nasceu em 24 de outubro de 1931, em Ribeirão, Vale Vêneto, São João do Polêsine/RS. Sua família era de imigração italiana. Sua infância percorreu de forma tranquila e em um ambiente familiar de oração e fraternidade. Os trabalhos da semana eram na roça, no entanto, nossa fins de semana se dedicava à participação na missa em Vale Vêneto, pela manhã, e a tarde participava do terço em Ribeirão. Pe. Osvaldo era uma criança feliz e gostava de estar com os amigos e vizinhos.

Escolaridade

A primeira escola que Pe. Osvaldo frequentou foi em Ribeirão. Ele destaca a presença significativa de seu professor, o senhor João Foletto. Com 11 anos de idade entrou no seminário de Vale Vêneto onde continuou os estudos na Escola Rainha dos Apóstolos. Pe. Osvaldo gostava do ambiente do seminário, do esporte e das cantorias que lá faziam. Fez noviciado em Cadeado, colégio Santo Alberto (1950-1951). Cursou filosofia e teologia em São João do Polêsine, seminário Vicente Pallotti, e Colégio Máximo Palotino em Santa Maria/RS. Na entrevista de 50 anos de sacerdócio Pe. Osvaldo afirma que "sempre teve dificuldade nos estudos, nunca rodou, mas sempre passava de ano raspando" (Informações Palotinas, jul./dez./ 2008)

 Vocação

De acordo com os testemunhos do próprio Pe. Osvaldo, sua vocação teve início no ambiente familiar, pois era uma família que cultivava a espiritualidade e as devoções. O pai costumava reunir a família para a oração do terço todas as noites onde rezava pelas vocações. Foi muito inspirado pela figura do Pe. Jorge Zanqui que era um bom homem. Pe. Osvaldo gostava de ouvi-lo cantar nas missas.

Consagração e Sacerdócio

Fez sua primeira consagração na Sociedade do Apostolado Católico em 02 de fevereiro de 1952 e a consagração perpétua 02 de fevereiro de 1956. Foi ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1958. Pe. Osvaldo sempre foi muito agradecido pelo seu sacerdócio e pelo carinho do povo onde trabalhou.

Trabalhos Apostólicos

Depois da sua ordenação, com alegria, iniciou seu apostolado. De 1959 a 1962 foi diretor espiritual e professor do pré-seminário São José em Faxinal do Soturno/RS. De 1963 a 1980 foi orientador espiritual e professor no Colégio Dom Antônio Reis (Faxinal do Soturno/RS), pároco da paróquia São Roque (Faxinal do Soturno) e também cursou geografia na Faculdade de Ciências e letras da UFSM, finalizando no ano de 1971. De 1981 a 1991 foi pároco da paróquia São João Batista (São João do Polêsine) onde celebrou seus 25 anos de sacerdócio. No ano de 1987 foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cruz Alta/RS. De 1988 a 2007 trabalhou na Paróquia São José em Dona Francisca/RS. Após esse longo tempo, retornou a Paróquia São João Batista de São João de Polêsine, onde permaneceu até dezembro de 2014. Devido suas dificuldades de saúde, passou a residir, neste mesmo ano, na Comunidade Caetano Pagliuca, Patronato/SM, onde permaneceu até seu falecimento ocorrido no dia 26 de outubro de 2022 com 91 anos de idade.

 Mensagem jubilar (50 anos)

"Ser amigo de todos cultivando sempre um grande amor filial a Maria e uma grande convivência comunitária. Olhar o passado, aceitá-lo, assim como foi, perdoar e viver positivamente o presente e o futuro. Cultivar sempre a vida em todas as dimensões e alegrar-se por aquilo que se é, e por aquilo que se tem". (Informações Palotinas, jul./dez./ 2008).

 Agradecimentos

A Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria/RS, dos padres e irmãos palotinos, manifesta sua profunda gratidão pela presença amiga, fraterna e apostólica do Pe. Osvaldo R. Cremonese. Descanse em Paz. Amém!