Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

18/01/2026 - In Memoriam

Padre Celestino Ceretta (1914-2021)

Pe. Celestino nasceu em 20 de outubro de 1941 na cidade de Sobradinho, Rio Grande do Sul. Seus pais, Agostinho Ceretta e Paulina Angela Puntel Ceretta eram agricultores. Pe. Celestino era o quinto entre os sete irmãos.

Estudos e Tempo de Seminário

Os estudos primários e secundários Pe. Celestino os fez em sua terra Natal, e a filosofia e teologia no Colégio Máximo Palotino em Santa Maria-RS. Nesse tempo também participou dos movimentos estudantis junto a Universidade Federal de Santa Maria. O Pe. Celestino ingressou no seminário com seus 15 anos em Faxinal do Soturno -RS. Depois seguiu sua formação de acordo com as etapas exigidas pela formação palotina. Emitiu sua primeira Consagração a Deus na Comunidade Palotina em 02 de fevereiro de 1967. Foi ordenado sacerdote em 05 de novembro de 1972 na cidade de Sobradinho.

Trabalho como Sacerdote

Após a ordenação Pe. Celestino foi trabalhar como vigário paroquial na cidade de Cruz Alta-RS. Seguindo então sua missão como sacerdote palotino trabalhou em Manaus de 1977 a 1991 (Santuário Nossa Senhora de Fátima; Paróquia Rainha dos Apóstolos). Depois foi exercer seu ministério no Mato Grosso do Sul, Glória de Dourados (1991 a 1992) e Campo Grande (1992). Por fim, retornou a Manaus em 1993 onde permaneceu até os dias atuais desenvolvendo um bonito trabalho junto ao povo de Deus, que atualmente o fazia na Área missionária da Ponta Negra. Pe. Celestino também participou do Sínodo para a Amazônia como padre sinodal em outubro de 2019.

Escritos 

O Pe. Celestino dedicou tempo de seu ministério também a pesquisa, ao estudo e a escrita. No ano de 1990 esteve na Cidade do México onde fez um Curso de História da Igreja CEHILA. Ele possui vários escritos que muito contribuem para a história, para os palotinos e para a Igreja. Entre seus escritos podemos destacar 4 História da Igreja na Amazônia Central em dois volumes. Nessa obra ele apresenta clementos sobre o território, os povos, as missões religiosas, as primeiras organizações da igreja local. tudo dentro de um contexto histórico. Destacamos também o livro dedicado a história da Paróquia Rainha dos Apóstolos de Manaus. Esse escrito foi em ocasião dos 25 anos da mesma. Além dos livros, Pe. Celestino escreveu vários artigos publicados nas Informações Palotinas. Seu conhecimento provinha de várias fontes incluindo sua experiência pessoal, pastoral, seus estudos de aprofundamento e suas viagens nacionais e internacionais que o possibilitaram expandir sua bagagem de conhecimento. No dia 10 de dezembro de 2015, o Pe. Celestino foi homenageado pela câmara dos deputados recebendo o Mérito Legislativo pelo seu trabalho em Manaus e seus escritos referentes a Igreja da Amazônia.

Morte

Na madrugada do dia 18 de janeiro de 2021, na cidade de Manaus, por volta das 3hl5min, horário local, o nosso confrade Pe. Celestino Ceretta, SAC, 78 anos, partiu para a casa do Pai ao encontro de Cristo o qual doou sua vida e ministério.
E nesse momento, trazemos presente um trecho do que o Pe. Celestino escreveu nas Informações Palotinas em ocasião dos seus 25 anos de sacerdócio: "O medo de enfrentar o desconhecido é grande, mas por outro lado o desconhecido sempre me fascinou e me fascina. Vem-me agora à mente, que talvez por este fascínio, Deus não revela como será o paraíso, para que o deslumbramento seja total.
É com esse entusiasmo missionário e com o coração agradecido que nos despedimos hoje de nosso confirade estimado, Pe. Celestino Ceretta. Hoje se deslumbra a revelação do paraíso que Deus reservou para ele.

Padre Celestino durante o Sínodo da Amazônia

Por Pe. Alison Valduga, SAC