Notícias
Oitavário da Epifania na Paróquia São Vicente Pallotti, em Palotina

Em preparação à festa de São Vicente Pallotti, padroeiro da Paróquia e da cidade de Palotina (PR), o grupo da União do Apostolado Católico (UAC) organizou, com zelo e dedicação, o Oitavário da Epifania.
O Oitavário teve início no dia 15 e foi concluído no dia 22, data dedicada ao santo e também feriado municipal. A celebração de abertura aconteceu na Igreja Matriz, presidida por um padre diocesano cuja família reside na cidade. Na mesma noite, a Eucaristia foi precedida por uma bela apresentação teatral sobre a vida e a obra de São Vicente Pallotti, encenada pela juventude paroquial.
Todas as celebrações foram marcadas pela Santa Missa, precedida, conforme o dia, por momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço Mariano simples, Terço Luminoso, Terço da Misericórdia cantado ou encenações alusivas ao padroeiro das comunidades onde o Oitavário era celebrado.
Além de um padre diocesano, frei e de três sacerdotes cujas famílias residem em Palotina, o Oitavário contou com a presença de padres palotinos que se encontravam de férias na região, bem como dos diáconos Leandro Benetti e Gustavo Pavan, filhos da terra. As homilias foram inspiradas nas reflexões preparadas pelo padre Joaquín Ventura a pedido de São Vicente Pallotti, utilizadas já em seu tempo.
As celebrações foram marcadas por expressiva participação dos fiéis, muitos dos quais acompanharam todos os dias do Oitavário, realizados em diferentes comunidades urbanas, com abertura e encerramento na Igreja Matriz.
Um dos momentos significativos foi a presença de uma réplica do Menino Jesus que São Vicente Pallotti oferecia para veneração do povo, cuja imagem original se encontra na Igreja de São Salvador, em Roma. A réplica utilizada nas celebrações — visível em uma das fotos anexas — veio da Polônia.
Por Pe. Egídio Valentim Trevisan, SAC


