Notícias
Dom Clesio Facco é o novo bispo da Diocese de Uruguaiana

No domingo (17), a Diocese de Uruguaiana (RS) viveu um momento histórico com a ordenação episcopal e a posse de dom Clesio Facco como seu novo bispo. A celebração aconteceu às 15h, na Catedral de Sant’Ana, e marcou não apenas a chegada do 9º bispo diocesano, mas também o início de um novo capítulo na trajetória da Igreja local, que neste ano completa 115 anos.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, e contou com a presença dos bispos ordenantes, bispo de Palmas–Francisco Beltrão (PR), dom Edgar Xavier Ertl, e do arcebispo de Cascavel (PR), dom José Mário Angonese, bem como com a presença de bispos, padres e irmãos palotinos e seculares do do Rio Grande do Sul, de outros estados e países, seminaristas, Irmãs Palotinas e demais religiosos, leigos, familiares e amigos. Contou com a presença de padre Zenon Hanas, Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico.
O lema episcopal escolhido por dom Clesio é inspirado na Primeira Carta de Pedro: “Permanecei firmes na fé” (1Pd 5,9).
Em sua primeira fala como bispo, dom Clesio destacou o papel fundamental da família em sua vida e vocação. “Acolho este chamado com o coração cheio de alegria. Sou grato à minha família, que me ensinou desde cedo o valor do trabalho, da honestidade e da fé. Foi nela que aprendi a cultivar a esperança e a servir a Deus na Igreja”, afirmou.
Ele também ressaltou a influência da Congregação Palotina em sua caminhada. “Na família Palotina pude desenvolver os dons que Deus me concedeu. Trago comigo, para sempre, a herança espiritual e missionária deixada por São Vicente Pallotti”, disse.
Ao apresentar seu projeto pastoral, o novo bispo definiu sua missão com simplicidade e firmeza: “Quero ser um bispo que fortalece a fé do povo, que mantém viva a esperança diante das dificuldades e que promove o amor como força transformadora da Igreja e da sociedade.”
Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC - Jornalista
Fotos: Hayan Fach, SAC