Principais notícias da semana da Província Nossa Senhora Conquistadora

 Saudações…

 “Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Amém”

NOTÍCIAS

 Convite

 O Pe. Salvador Leandro Barbosa nos escreve: “Em nome dos Formadores e Formandos do Colégio Máximo Palotino, venho, pois, convidar Você e Membros de sua Comunidade Local para participar da Celebração Eucarística, onde os noviços do II Ano: André Felipe Belmirio, Filipe Gomes de Freitas e Tobias Zeni Grando farão a Primeira Consagração a Deus na Sociedade do Apostolado Católico e outros 08 formandos Renovarão suas Promessas, por mais um ano.

A celebração ocorrerá no dia 25 de março de 2018, às 10h, na Capela Cristo, Apóstolo do Pai, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS. O almoço será servido às 12h15min.

OBS.: Queira, por gentileza, confirmar sua presença até dia 21 de março, quarta-feira – fone (55) 3221 2970 ou pelo email: [email protected] ou ainda pelo WhatsApp (55) 99622-0049. Somos gratos pela sua presença em nosso Seminário!”

Formação para Diáconos Permanentes

 O Pe. Alison Valduga, coordenador do Curso para a Formação dos Diáconos Permanentes nos escreve: “Nos dias 9, 10 e 11 de março de 2018, deu-se inicio ao Curso de Formação para Diáconos Permanentes oferecido pela Faculdade Palotina-FAPAS. Tal formação conta com 25 candidatos provenientes de 4 dioceses. São 11 da Diocese de Cruz Alta; 5 da Diocese de Santa Maria; 7 da diocese de Uruguaiana e 2 da Diocese de Cachoeira do Sul. Tal formação se dará uma vez por mês no segundo fim de semana de cada mês (sexta-feira à noite, sábado manhã e tarde e domingo manhã e tarde), salvo qualquer alteração necessária. A duração total do Curso será de 3 anos. O programa formativo terá ênfase em 5 grandes blocos de disciplinas. A saber: Ênfase na Sagrada Escritura; Teologia Sistemática; Teologia Moral; Teologia Pastoral; História e Direito Eclesial. As aulas serão ministradas por professores da FAPAS e se desenvolverão de forma teórica e prática. Salientamos a bonita integração do grupo na primeira etapa e destacamos o entusiasmo e a coragem desses homens em deixar suas casas e famílias para se dedicarem à formação pessoal para melhor servir a Igreja povo de Deus. Agradecemos a Deus que continua chamando operários para trabalhar na sua messe. Contamos com a oração e o apoio de todos. Que São Vicente Pallotti, neste ano do Bicentenário da sua Ordenação Sacerdotal, nos inspire a sermos servidores de Jesus Cristo assim como ele foi no seu tempo.”

Museu Vicente Pallotti

A Daniele Venturini responsável técnica pelo Museu Vicente Pallotti, em Santa Maria,RS, juntamente com o Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, está em busca de peças sacras, que representem a iconografia religiosa de Maria. Neste sentido, ela solicita a colaboração dos Padres e Irmãos, para que este projeto se efetive. Diante disto, estará recebendo até o mês de agosto doações de imagens sacras, para realizar no mês de outubro, uma exposição dedicada a Nossa Senhora e suas representações. A referida exposição ocorrerá nas dependências da Universidade Franciscana. Posteriormente ao término da exposição temporária, as peças incorporaram o acervo do Museu Vicente Pallotti, para que em um futuro próximo possamos criar um espaço permanente no Museu, dedicado a Maria e seus Títulos. Já possuímos no Acervo do Museu Vicente Pallotti:Nossa Senhora da Conceição (13 imagens); Nossa Senhora do Rosário (01 imagem); Nossa Senhora de Belém (01 Imagem) e Nossa Senhora Menina (01 imagem).

Equipe de Animação Vocacional Palotina (EAVP)

 Para atender a demanda e o trabalho ter continuidade e ser mais eficaz necessita-se de uma equipe. O objetivo da Equipe de Animação Vocacional Palotina (EAVP) é construir uma nova cultura vocacional na Província, compartilhando as alegrias e funções em prol das vocações.

  1. a) Coordenador Geral: Marcio Sistherenn

Missão: Coordenar e animar a EAVP, dar formação vocacional nas paróquias, visitar os confrades, acompanhar os vocacionados, encaminhar para o estágio vocacional no seminário, formar equipes vocacionais nas paróquias junto com o representante local.

  1. b) Equipe de Comunicação da Animação Vocacional Palotina:

-Coordenadores:  PP. Judinei Vanzeto e Eliton Pagnussatto;

-Cooperadores: Jonas Gabriel Vilela Santos, André Felipe Belmirio, Hayan Flach, Welligton da Silva Nascimento, Marcelo Klock, Maicon de Souza Alves e Elvys Rosas Ferreira (seminaristas).

-Colaboradores: Pe. Marcio Sistherenn (Animador Vocacional); Pe. Jadir Zaro (Calendário Palotino), Juarez (Revista Rainha), Conselho Provincial e Formadores.

-Missão: Equipe de apoio em comunicação para criar, atualizar, promover nas redes sociais (Facebook, Instagran, You Tube, Site), rádio, vídeos, testemunhos vocacionais, etc.

  1. c) Representantes por região:

RS: Colégio Máximo Palotino (PP. Salvador L. Barbosa, Mercio J. Cauduro e formandos) ;

PR: Seminário Palotina (PP. Fábio Batistella, Egídio Trevisan e formandos) ;

MS: PP. João Bergamasco e  Rodrigo Menegatti;

RO: PP. Ailton Oliveira, Ilson J. Oliveira, Ir. Jânio F. Lima e formandos;

AM: PP. Éliton Pagnussatto, Telmo Buriol e formandos;

AC:  Pe. Jair Giuliani;

Moçambique: PP. Leandro A. Ramos, Jurandir G. Soares, Eusébio Mauaie e Paulo J. Santos.

– Missão: Promover na região eventos que ajudam no cultivo as vocações, visitar vocacionados, conferir o andamento da equipe vocacional paroquial.

Convido a todos os confrades acessar e compartilhar os nossos meios de comunicação da Animação Vocacional Palotina. Outro aspecto importante é que os confrades possam repassar o contato para o animador vocacional dos jovens que tem inclinação a vida religiosa e sacerdotal. Obrigado a todos os confrades, EAVP, seminaristas e leigos que estão doando a sua vida em prol das vocações. Fraterno abraço, Pe. Marcio Sistherenn, SAC (44) 997736006.

 Saúde de nossos confrades

 O Pe. Casimiro Facco continua internado no Hospital de Caridade de Santa Maria/RS. Ontem, sexta-feira, 16 de março de 2018 deixou a UTI e foi para o quarto 526. Apresentou melhoras, porém o quadro clínico inspira cuidados. Recebeu a visita do Conselheiro Geral Pe. Denilson Geraldo.

O Pe. Manoel de Pierri Primo sofreu uma intervenção cirurgica no dia 15 de março de 2018 para retirar um cálculo renal. Já se encontra em casa e em processo de recuperação.

O Pe. Augusto Martins de Barros nesta semana deixou o hospital e está internado a domicilio na Casa Paroquial da Paróquia São Martinho de Lima, em Campo Grande/MS.

Em nossas orações recordemos e rezemos pelo restabelecimento da saúde de nossos confrades.

 Alteração de Atendimento Médico no Patronato

O Dr. Paulo Freitas, médico dos padres e irmãos palotinos que atende na Comunidade Local Pe. Caetano Pagliuca estará com os seguintes horários a partir de março de 2018: terça-feira – 11h e Quinta-feira – 11h. Atenderá todas as semanas nestes dois horários.

 Curso de Formação Permanente

O curso de Formação Permanente a nível provincial ficou marcado para os dias 04 a 13 de setembro de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS. Abertura no dia 04, às 8h30min e o término no dia 13, às 19h. Haverá duas vagas para cada Comunidade Local. A comunidade local que não preencher as vagas deve comunicar ao coordenador do curso Pe. Alison Valduga para que seja repassada para outras comunidades que tenham mais candidatos. O curso está dividido em 3 módulos, com a duração de 10 dias cada módulo. Não haverá taxa de inscrição. É importante que os Reitores Locais de cada comunidade organize e proporcione a participação dos confrades.

Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: