Fique por dentro do que foi notícia na Província na última semana

Santa Maria, RS, 09 de março de 2018.

 

Saudações…

O texto do Evangelho (Jo 3, 14-21), deste quarto domingo da quaresma nos leva a refletir sobre um tema relevante para a humanidade que é a luz e as trevas. Na conversa de Jesus com Nicodemos, aparece claro que a humanidade tem uma predisposição para deixar-se envolver pelas trevas, quando a Luz é oferecida.  Jesus é Luz oferecida pelo Pai à humanidade. Seu testemunho de amor, até o extremo da entrega de si, foi insuficiente para tocar o coração das pessoas. Muitos vão em direção ao egoísmo e preferem as trevas da injustiça e da maldade, sem nenhuma consideração para com os sofredores. Nicodemos representa quem, estando nas trevas, se defronta com a oportunidade de escolher o caminho da Luz. E é desafiado a se decidir! Só a decisão firme da vontade, ajudada pela graça, permite passar das trevas para a Luz. O discipulado resulta desse passo. O discípulo sempre caminhará na Luz do amor.

NOTÍCIAS

 Ordenação Presbiteral do Diácono Gildo

 Neste domingo, 11 de março de 2018, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Nova Mambone, Moçambique, será ordenado presbítero o Diácono Gildo Bumane Naene Nhone. O Gildo será o segundo sacerdote palotino moçambicano. Momento especial para a Missão Rainha dos Apóstolos que vai firmando sempre mais as raízes nas terras moçambicanas. Dom Adriano Langa, Bispo de Inhambane presidirá a celebração de ordenação. Uma vez ordenado presbítero o Gildo exercerá as atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Quissico, Moçambique. Os PP. Mércio José Cauduro e Josef Lasak estarão presentes.

Nova Mambone é uma paróquia atendidade pelos padres da Consolata e que por diversos anos teve a presença das Irmãs Palotinas. A presença delas, mas especialmente a animação vocacional da Ir. Venera (italiana) levou o Gildo a conhecer os palotinos.

Encontro Continental dos Formadores

 Acontece de 14 a 19 de março de 2018, no Seminário São Vicente Pallotti, em Inharrime, Moçambique, o Econtro Continental Africano para a Formação. Neste evento estará presente o Pe. Josef Lasak, Vice Geral, que também fará a visita a Missão Rainha dos Apóstolos, em Moçambique. O Pe. Mércio José Cauduro membro do Secretariado Geral para a Formação participará do encontro e fará uma das palestras sobre a Formação.

Museu Vicente Pallotti

 A Daniele Venturini responsável técnica pelo Museu Vicente Pallotti, em Santa Maria,RS, juntamente com o Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, está em busca de peças sacras, que representem a iconografia religiosa de Maria. Neste sentido, ela solicita a colaboração dos Padres e Irmãos, para que este projeto se efetive. Diante disto, estará recebendo até o mês de agosto doações de imagens sacras, para realizar no mês de outubro, uma exposição dedicada a Nossa Senhora e suas representações. A referida exposição ocorrerá nas dependências da Universidade Franciscana. Posteriormente ao término da exposição temporária, as peças incorporaram o acervo do Museu Vicente Pallotti, para que em um futuro próximo possamos criar um espaço permanente no Museu, dedicado a Maria e seus Títulos. Já possuímos no Acervo do Museu Vicente Pallotti:Nossa Senhora da Conceição (13 imagens); Nossa Senhora do Rosário (01 imagem); Nossa Senhora de Belém (01 Imagem) e Nossa Senhora Menina (01 imagem).

Equipe de Animação Vocacional Palotina (EAVP)

 Para atender a demanda e o trabalho ter continuidade e ser mais eficaz necessita-se de uma equipe. O objetivo da Equipe de Animação Vocacional Palotina (EAVP) é construir uma nova cultura vocacional na Província, compartilhando as alegrias e funções em prol das vocações.

  1. a) Coordenador Geral: Marcio Sistherenn

Missão: Coordenar e animar a EAVP, dar formação vocacional nas paróquias, visitar os confrades, acompanhar os vocacionados, encaminhar para o estágio vocacional no seminário, formar equipes vocacionais nas paróquias junto com o representante local.

  1. b) Equipe de Comunicação da Animação Vocacional Palotina:

-Coordenadores:  PP. Judinei Vanzeto e Eliton Pagnussatto;

-Cooperadores: Jonas Gabriel Vilela Santos, André Felipe Belmirio, Hayan Flach, Welligton da Silva Nascimento, Marcelo Klock, Maicon de Souza Alves e Elvys Rosas Ferreira (seminaristas).

-Colaboradores: Pe. Marcio Sistherenn (Animador Vocacional); Pe. Jadir Zaro (Calendário Palotino), Juarez (Revista Rainha), Conselho Provincial e Formadores.

-Missão: Equipe de apoio em comunicação para criar, atualizar, promover nas redes sociais (Facebook, Instagran, You Tube, Site), rádio, vídeos, testemunhos vocacionais, etc.

  1. c) Representantes por região:

RS: Colégio Máximo Palotino (PP. Salvador L. Barbosa, Mercio J. Cauduro e formandos) ;

PR: Seminário Palotina (PP. Fábio Batistella, Egídio Trevisan e formandos) ;

MS: PP. João Bergamasco e  Rodrigo Menegatti;

RO: PP. Ailton Oliveira, Ilson J. Oliveira, Ir. Jânio F. Lima e formandos;

AM: PP. Éliton Pagnussatto, Telmo Buriol e formandos;

AC:  Pe. Jair Giuliani;

Moçambique: PP. Leandro A. Ramos, Jurandir G. Soares, Eusébio Mauaie e Paulo J. Santos.

– Missão: Promover na região eventos que ajudam no cultivo as vocações, visitar vocacionados, conferir o andamento da equipe vocacional paroquial.

Convido a todos os confrades acessar e compartilhar os nossos meios de comunicação da Animação Vocacional Palotina. Outro aspecto importante é que os confrades possam repassar o contato para o animador vocacional dos jovens que tem inclinação a vida religiosa e sacerdotal. Obrigado a todos os confrades, EAVP, seminaristas e leigos que estão doando a sua vida em prol das vocações. Fraterno abraço, Pe. Marcio Sistherenn, SAC (44) 997736006.

 Saúde do Pe. Casimiro Facco

 O Pe. Casimiro Facco, foi internado no Hospital de Caridade de Santa Maria/RS, no dia 19 de fevereiro de 2018, para extrair um tumor no intestino. No momento da cirurgia também foi constatado e extraído um nódulo que havia no fígado.  Na semana passada houve uma hemorragia na pleura e foi necessária uma nova intervenção para colocar um dreno no tórax. O quadro clínico no momento apresenta melhoras, mas ainda encontra-se na unidade intensiva de tratamento (UTI). Em nossas orações recordemos o nosso confrade.

 Alteração de Atendimento Médico no Patronato

O Dr. Paulo Freitas, médico dos padres e irmãos palotinos que atende na Comunidade Local Pe. Caetano Pagliuca estará com os seguintes horários a partir de março de 2018: terça-feira – 11h e Quinta-feira – 11h. Atenderá todas as semanas nestes dois horários.

 Curso de Formação Permanente

 O curso de Formação Permanente a nível provincial ficou marcado para os dias 04 a 13 de setembro de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS. Abertura no dia 04, às 8h30min e o término no dia 13, às 19h. Haverá duas vagas para cada Comunidade Local. A comunidade local que não preencher as vagas deve comunicar ao coordenador do curso Pe. Alison Valduga para que seja repassada para outras comunidades que tenham mais candidatos. O curso está dividido em 3 módulos, com a duração de 10 dias cada módulo. Não haverá taxa de inscrição. É importante que os Reitores Locais de cada comunidade organize e proporcione a participação dos confrades.

Testamento

 O testamento é um documento por meio do qual uma pessoa expressa sua vontade em relação à distribuição principalmente dos seus bens, que acontecerá depois da sua morte. Por exemplo, o testador faz um testamento para dizer que determinado imóvel pertencente ao seu patrimônio deverá ficar para uma pessoa ou instituição. Qualquer pessoa acima de dezesseis anos de idade, que não seja absolutamente incapaz nos termos da lei civil e não esteja sob influência de nenhuma substância ou situação transitória que coloque em dúvida sua capacidade civil pode fazer um testamento. Para fazer um testamento, basta que o testador manifeste seu desejo e que este seja devidamente documentado. No entanto, há certos procedimentos que devem ser seguidos, tendo em vista a existência de diferentes formas de testamento. Testamento público: Esta é a modalidade de testamento mais conhecida e mais utilizada pelas pessoas. Para a sua elaboração, a pessoa precisa ditar a sua vontade, em voz alta, ao tabelião (funcionário de um cartório de registros), pessoa dotada de fé pública, que tem o dever de prevenir invalidades, trazendo assim mais segurança para aqueles que estão elaborando seu testamento público. A vontade ditada pelo testador deverá ser redigida pelo tabelião e, ao final, lida em voz alta para se ter certeza e confirmar o que foi escrito. Testamento particular: Pode ser escrito e assinado pelo próprio testador, de próprio punho ou por meio mecânico, ou escrito por terceira pessoa, por meio mecânico, mas assinado pelo testador. Esse tipo de testamento exige a presença de, pelo menos, três testemunhas. Assim como no testamento público, deve ser lido em voz alta para as testemunhas, que tomarão conhecimento do conteúdo do testamento. O documento deverá ser assinado tanto pelo testador quanto pelas testemunhas, que deverão estar devidamente qualificadas. Em relação aos associados da SOCIEDADE VICENTE PALLOTTI temos observado que no falecimento dos confrades surgem muitos problemas em relação ao patrimônio, em especial no que diz respeito a valores mantidos em conta corrente. Por esse motivo nossa sugestão é que essa questão seja conversada com a Direção a fim de que seja manifestada a vontade de cada um no que diz respeito a gestão do seu patrimônio.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

 

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: