Notícias da semana destaca a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Santa Maria, RS, 07 de dezembro de 2018

Saudações…

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Neste sábado, 8 de dezembro, a Igreja celebra a Solene Festa da Imaculada Conceição de Maria. Já celebrada desde o século XI, esta solenidade se insere no contexto do Advento/Natal, unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe.

Nesta festa, uma marca muito presente nas reflexões sobre o mistério da Imaculada Conceição é o exemplo de Maria como aquela que é ícone da Vitória de Cristo sobre o poder das trevas e do pecado.

A Igreja venera a Mãe de Deus e nela encontra o grande modelo de virtude. No difícil caminho desta vida terrena, Maria avançou pelo caminho da fé, mantendo fielmente a união com seu Filho até à cruz, padecendo com seu Filho único, e associando-se com coração de mãe ao Seu sacrifício.

Olhar para Maria, Mãe de Deus e nossa, significa tomá-la como modelo e referência para nossa vida cristã.

No mundo em que as pessoas se entregam às paixões desordenadas fazendo prevalecer a lei do pecado, somos chamados a contemplar a beleza da vida pura em Maria, e, olhando para dentro de nós, reconhecermo-nos necessitados da graça de Deus. 

NOTÍCIAS 

Consagração Perpétua do Ir. Alexander A. Correia 

Acontece no dia 16 de dezembro de 2018, na Paróquia São Judas Tadeu, em Campo Grande/MS, a consagração perpétua do Ir. Alexander Aquino Correia. O Ir. Alexander dará o seu sim a Deus durante a celebração eucarística que acontecerá às 10h na Igreja Matriz. Ao meio-dia haverá um almoço de confraternização no Salão Paroquial. Participemos com alegria  desta celebração.

O Alexander nasceu no dia 18 de setembro de 1989, em Campo Grande/MS. Fez o noviciado no ano de 2011 em Cornélio Procópio/PR e em Santa Maria/RS, na Faculdade Palotina (FAPAS) cursou filosofia e teologia. A sua primeira consagração da Sociedade do Apostolado Católico foi no dia 23 de março de 2013. Em 2017  fez o Estágio Pastoral na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, em Inharrime, Moçambique. Devido esta bela experiência pastoral desejou continuar sendo missionário em terras moçambicanas, portanto em 2019 retorna para Moçambique e atuará pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Quissico.

Encontro de Vale Vêneto

Acontece de 02 a 06 de janeiro de 2019, o nosso tradicional Encontro de Vale Vêneto. Momento especial de revermos os confrades e juntos confraternizarmos. Recordamos às Comunidades Locais que após terem estudado a Carta Pós-Visita, e considerando a reflexão realizada sobre a mesma no Econtro de Palotina, encaminhem os desafios mais urgentes a serem trabalhados como comunidade provincial. Enviar até o dia 10 de dezembro de 2018 para o Pe. Alison Valduga: [email protected]

Colégio Antônio Alves Ramos

​Conforme nos escreve o Pe. Alexsandro Miola: “Estamos chegando ao final de mais um ano letivo do Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos. Um ano de inúmeras atividades e claro diversos desafios. A educação é de fato um amplo campo apostólico. Neste ano tivemos aproximadamente 820 alunos entre a Educação Infantil, Fundamental e Médio. Nossa missão é ser uma instituição que proporcione o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Ou seja, além do desenvolvimento intelectual buscamos trabalhar a dimensão social, relacional, espiritual entre outras. Desse modo, muitas vezes nos deparamos com as fragilidades familiares do nosso tempo, mas cabe a nós sermos uma referência para as crianças e as próprias famílias. No decorrer do ano tivemos algumas mudanças em nossa equipe o que exigiu um processo de adaptação. De um modo geral foi um ano intenso, mas bastante produtivo. No momento estamos tendo uma significativa procura para o Ano letivo de 2019, isso indica que apesar das nossas limitações, estamos no caminho certo. Então vamos em frente!!!”

Delegação Rainha dos Apóstolos de Moçambique

Seminário – No dia 19/11/2018 realizou-se no Seminário São Vicente Pallotti de Inharrime o encerramento do Ano Formativo. Num gesto de gratidão a Deus e a todos os colaboradores de nossa formação celebramos a Eucaristia num clima alegre e festivo. Durante a celebração foi sendo recordado os momentos mais importantes do nosso ano, particularmente a ordenação do Pe. Gildo Bumane Naene Nhone e o Encontro Continental dos Formadores Africanos. Iniciamos o ano com 12 formandos e encerramos com 6, sendo que, 2 deles deixaram a formação, 1 faleceu e 3 foram para o Período Introdutório (noviciado). A perspectiva e de ter mais 4 candidatos para o próximo ano, sendo dois da Diocese de Inhambane e dois da Diocese de Pemba.

Noviços – Durante esta semana, 25 a 30/11, o Pe. Gildo fez uma visita ao Noviciado em Pallotti Farm, Queenston, África do Sul e, diz ter boas impressões e que todos estão bem. Quanto aos 4 noviços do II Ano, estão em nossas paróquias a fazer estágio pastoral enquanto aguarda o visto de entrada para o Brasil, onde farão teologia, a partir de 2019.

Paróquias – este período não se tem muitas atividades pastorais, daí a razão de alguns dos missionários sairem de férias: Pe. Ademar, Pe. Eriberto e Pe. Leandro. Em nossas partilhas, todos manifestam contentamento com o trabalho realizado. Informamos também que Invêncio Julião Setele, diocesano, que está conosco na Paróquia de Inharrime, será ordenado diácono no dia 06/01/2019, em Funhalouro, norte da Diocese de Inhambane juntamente com outros dois diocesanos.

Visto dos Novos Missionários – Devido as mudanças que o governo moçambicano realizou para a obtenção de visto de entrada no País, ainda não conseguimos o sucesso esperado no processo de visto para os dois novos missionários (Irmãos Leandro Carlos Benetti e Alexander Aquino Correia), precisamos de ter paciência e procurar cumprir as exigências. Confiante na Providência Divina acreditamos que a qualquer momento sairá esses vistos. Unidos em oração Pe. Jurandir Goulart Soares SAC.

Animação Vocacional

O Pe. Márcio Sistherenn escreve: “Caro confrade, venho em nome da Animação Vocacional Palotina, agradecer pela sua acolhida, oração e apoio em prol das vocações. Posso dizer que, com a sua ajuda, com o trabalho em sintonia com as casas de formação, estamos gradativamente dando bons passos para criar em nossa Província “uma cultura vocacional”. Confirmo que em vários lugares da Província estão acontecendo belos trabalhos vocacionais e acompanhamento personalizado do candidato na família, porém, ainda são poucos os jovens que decidem entrar em nossas casas de formação. Para dar mais vigor ao trabalho vocacional no próximo ano, peço que envie para os meus contatos ([email protected] ou (44) 997736006) datas de encontros que acontecerão em sua comunidade em 2019 com crismandos e jovens para que, na medida do possível eu ou alguém, possa participar. Pedimos ao Senhor da messe que envie mais operários para a sua Igreja.” 

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco, SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: