Fique por dentro das principais notícias da Província Nossa Senhora Conquistadora

Santa Maria, RS, 09 de novembro de 2018.

 

Saudações…

 

“MÃE DE DEUS, TODA CHEIA DE GRAÇA E DE LUZ”

A Veneração a Maria, Medianeira de Todas as Graças vem dos tempos do início do Cristianismo, pelo fato de Maria ter feito sempre a Vontade do Pai e de sempre ter acompanhado seu Filho Jesus.  De estar sempre com os apóstolos, como disse o próprio Jesus a João “Eis ai tua Mãe.” Maria, no princípio, colaborou com o plano de Deus para a humanidade, na Encarnação de Jesus e no final, em sua Redenção. Presente na hora da morte de Jesus, ela foi o sustento que os Apóstolos necessitavam. Se tornando a Medianeira, a Mãe de todas as horas, desde o início da Igreja no Cenáculo, quando todos receberam o Espírito Santo.

No Rio Grande do Sul, a devoção foi trazida no ano de 1928, pelo Jesuíta Inácio Valle da Bélgica e introduzida no Seminário São José, na cidade de Santa Maria. Dois anos depois, ou seja, em 1930, a cidade estava sendo ameaçada por uma luta armada, quando um grupo de romeiros foi ao seminário rezar a Medianeira. Os ânimos serenaram e a paz voltou a reinar.

Num gesto de gratidão, um grupo bem maior voltou ao seminário para agradecer a intercessão da Virgem Medianeira. Em 1942, Maria, Medianeira de todas as Graças foi proclamada padroeira do Estado do Rio Grande do Sul. Desde aquela época um número cada vez maior, até os dias de hoje participa da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, no segundo domingo de novembro.

Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, rogai por nós!!!

NOTÍCIAS

75ª. Romaria Estadual da Medianeira

Acontece neste domingo, 11 de novembro de 2018, a 75ª. Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria/RS. Neste ano o tema central é: “A Jovem chamada Maria, a Mãe de Jesus.” Durante 13 noites a imagem percorreu pelas diversas paróquias da cidade e no domingo haverá a grande romaria partindo às 8h30min da Catedral até o Santuário. Durante o dia haverá missas de hora em hora no Santuário; muitas confissões; a missa às 10h no altar monumento que será presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, de Belém/PA e na parte da tarde haverá a benção da saúde.

Museu Vicente Pallotti

Onde nasceria Jesus, hoje? Na tradição cristã é costume montar presépios durante o período do Advento. Ou seja, nas quarto semanas que antecedem o Natal, sinalizando a espera do nascimento de Jesus Cristo.

Segundo, consta na literatura oficial, o primeiro presépio nataliano da história, teria sido idealizado por São Francisco de Assis na cidade de Greccio na Itália em 1223.

Francisco propos criar um cenário, na floresta de Greccio, dedicado à representação do nascimento de Jesus. Projetou uma manjedoura sob uma rocha,  ao seu lado colocou um boi e um burro, e assim por meio da simbologia retratou a natividade. Essa representação serviu para demonstrar para a comunidade de Greccio, como havia ocorrido o nascimento do salvador.

Ao longo dos anos, o costume de representar presépios foi perpetuado nas principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros do mundo europeu, desde o período medievo e no renascimento se dissiminou a prática da montagem nas casas da nobreza.

Na contemporaneidade, os presépios tornaram-se bastante significativos e ganharam notoriedade para a Cultura Ocidental Cristã. Servem para expressar a materialidade e o símbolo natalino da família de Nazaré, bem como fazem memória a essa prática religiosa, cultuada anualmente no período de “espera”, intitulado de advento.

Convidamos todos para prestigiar a exposição temporária de presépios que ocorrerá no Museu Vicente Pallotti de 05 de novembro a 24 de dezembro de 2018.

“O Caminho das Descobertas”

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei Cargnin: “O Centro Social e Cultural Vicente Pallotti realiza ao final de cada ano, desde sua inauguração em 2010, um espetáculo para familiares, amigos, colaboradores e comunidade santamariense, com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido durante todo o ano.

O Espetáculo de 2018 tem como tema “O Caminho das descobertas”  que tem a finalidade de  expressar o caminho percorrido pelos atendidos e colaboradores do projeto no ano de  2018. Caminhos estes que buscaram  direcionar para diversos lugares, novas experiências e descobertas para a trajetória da vida, trazendo oportunidades para trilhar o caminho do  bem, do amor e da fé.  

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust.

Data: 24/11/2018; Hora: 18h30min; Onde: Auditório da FAPAS (Complexo da Pallotti); Rua: Padre Alziro Roggia, 115 – Bairro Patronato.”

Nossos Doentes

Pe. Sinicley da Silva: hoje à noite será submetido a uma cirurgia na vesícula, devido a presença de cálculos biliares. Pe. Vitor Pasa: será internado hoje a tarde no Hospital de Caridade e amanhã (10/11/2018) fará duas cirurgias. Pe. Casimiro Facco: após a realização de vários exames, constatou-se uma pneumonia. Foi iniciado ontem o tratamento. Pe. Jerônimo Brixner: está melhor da infecção nas vias urinárias, mas no dia 04 de dezembro passará por uma cirurgia que consiste na raspagem da prostata. Rezemos pelo restabelecimento da saúde destes nossos confrades.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: