Fique por dentro das principais notícias da Província Nossa Senhora Conquistadora

Santa Maria, RS, 29 de março de 2018.

 Saudações…

 “Ele Viu e Acreditou”

 O discípulo amado ao entrar no sepulcro “viu e acreditou”. Ver, sem dúvida, não diz respeito às circunstâncias do lugar, pois Pedro viu e não acreditou. Ele viu a vida e o testemunho do Mestre e o bem que fez a tantas pessoas. Viu a fidelidade filial ao Pai. Viu o desejo de criar um mundo diferente. Tudo isto o levou a crer que o Pai não podia deixar se perder uma vida vivida com tal intensidade. O Pai teve a última palavra, ressuscitando o Filho da morte. A Vida venceu!!! Aleluia!!!  Feliz Páscoa e que o Cristo Ressuscitado os ilumine!!!

Parabéns a todos os padres pelo dia da instituição do sacerdócio! Que Deus conceda a todos muita sabedoria no serviço apostólico prestado nas mais diversas atividades pastorais da Igreja!

 

NOTÍCIAS

 Saúde de nossos confrades

 Pe. Nereu Borin na quarta-feira realizou uma cirurgia de hérnia, já encontra-se em recuperação na Comunidade Local Pe. Caetano Pagliuca.

Pe. Marcos João Miszewski nesta semana fez um procedimento nos pulmões, na Santa Casa, em Porto Alegre/RS. Foi extraído alguns fragmentos dos pulmões para análise, pois há mais tempo está com uma bactéria. Após os resultados prosseguirá com o tratamento adequado.

Pe. Casimiro Facco encontra-se em recuperação no patronato. O processo é lento e doloroso. Em nossas orações recordemos nossos confrades.

Reunião do Conselho Provincial

 O Conselho Provincial da Província Nossa Senhrora Conquistadora se reúne nos dias 02 e 03 de abril de 2018, segunda e terça-feira, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS.

Encontro de Formação das Comunidades Locais do RS

Haverá o Encontro de Formação para os confrades do Rio Grande do Sul, de 09 a 12 de abril de 2018, no Centro Cultural Rainha dos Apóstolos, em Vale Vêneto/RS. Incio dia 9 às 18h e término com o jantar festivo dia 12.

O tema será sobre “Cristãos leigos(as) na Igreja e na Sociedade” e o assessor é o Prof. Alex Villas Boas, da PUC de Curitiba/PR. Todos estão convidados para participar.

Os Reitores de cada Comunidade Local informem o número de participantes para o e-mail do Pe. Lino Baggio [email protected] ou do Pe.  Gilberto Orsolin [email protected] até dia 04 de abril de 2018.

 Encontro de Estudos das Comunidades Locais da Região Amazônica

 Acontece de 09 a 13 de abril de 2018, no Centro de Formação da Área Missionária da Ponta Negra, em Manaus/AM, o Encontro de Estudos das Comunidades Locais Pe. Aldo S. Piovesan e do Amazonas. O assessor será o Pe. Luis Correia de Lima SJ, professor da PUC do Rio de Janeiro/RJ.  O tema central será a Teologia Moral em relação a Pastoral. Os reitores locais PP. Ailton J. de Oliveira e Glaci Telmo Buriol convidam a todos os confrades para participarem deste importante momento de formação.

Retiro das Comunidades Locais do Paraná e Mato Grosso do Sul

 O retiro anual das Comunidades Locais: Pe. Senito Durigon, Pe. Luis Vendrusculo, São Vicente Pallotti e Pe. João Justo Piovesan,  acontece de 09 a 12 de abril de 2018, no Centro de Formação São Vicente Pallotti, junto ao Santuário Nossa Senhora da Salete, em Palotina/PR. O pregador será o Monge Dom Bento, monge Beneditino do Mosteiro da Ressurreição de Ponta Grossa/PR. O tema central do retiro será a vida presbiteral, com enfoque no livro do Pe. Geral, sobre “O Espírito Sacerdotal segundo São Vicente Pallotti”. O pregador foi padre palotino da Província São Paulo Apóstolo durante sete anos.

 Informações Palotinas – 75 Anos

Em abril de 1943, no Seminário Maior Palotino, em São João do Polêsine/RS surgiu as “Informações Palotinas”, uma “publicação dos alunos do Seminário Maior”, sendo seu primeiro diretor-redator Dorvalino Rubin. Na apresentação encontra-se as seguintes linhas que as transcrevo na integra: “No retiro dos Revmos. sacerdotes da Província, foi anunciado que sairia uma pequena publicação mimiografada sobre assuntos palotinos, à imitação do que já faz em outros lugares. Haja vista, por exemplo a “Hojas Pallottinas” de Uruguai.

Com efeito, sai agora “Informações Palotinas”, feita de temas palotinos, de crônicas nossas, de coisas que nos interessam.

Não é grande coisa, é um pequeno folheto, que terá preenchido uma grande missão, uma vez que de qualquer forma tenha contribuído pra estreitar mais os laços de união entre os palotinos.

Quantas vezes sairá por ano? Depende. Conforme as possibilidades. De vez em quando, em todo o caso. Será um ocasionário.

Escusado é dizer que a redação ficaríamos muito desvanecidos e satisfeitos, si fossemos honrados com alguma sugestão diretiva ou crítica que nos ajude a diminuir as falhas. Sobretudo si for acompanhada de alguma colaboração: crônica (sobre o dia palotino, p. ex.), artigo ou coisa que valha.

Enfim, aí está “Informações Palotinas”. Que a Rainha dos Apóstolos e o Venerável Vicente a abençõem. A redação.”

Neste ano jubilar das Informações Palotinas quero reforçar o convite para que escrevam para esta importante veículo de comunicação que registrou e continua registrando a nossa história. Os escritos devem ser enviados ao redator Pe. Jerônimo Brixner através do e mail [email protected]

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

 

 

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: