Notícias
Noviciado 2025 na África do Sul: Uma Jornada de Vocação e Esperança

Aos 22 dias do mês de janeiro de 2025, partimos de Moçambique — Aniceto Chambule e Jorge Carlos Nhacumbe — acompanhados pelo Padre Cândido, rumo à África do Sul para dar início ao noviciado (ano canônico). Depois de dois dias de viagem, chegamos à casa de formação Holy Trinity Novitiate, em Step-Aside, George, na Província de Western Cape. Fomos muito bem acolhidos e apresentados ao grupo que já se encontrava na casa e, assim, demos início ao nosso noviciado.
Nosso primeiro contato foi desafiador por causa da língua: o inglês, que é o idioma oficial do país. Porém, com muita ajuda dos nossos irmãos — uns na convivência cotidiana e outro como nosso professor de língua — e também com nossa dedicação, conseguimos superar esse desafio. O clima, relativamente mais frio que o do nosso país, o inverno rigoroso e as mudanças constantes de temperatura durante o dia também foram grandes desafios. Como diz um escritor britânico, “o homem é um animal de hábitos”, e nós acabamos nos adaptando a esse novo ambiente.
Nosso ano formativo foi marcado pelo aprofundamento das dimensões da formação palotina e da espiritualidade do nosso santo fundador. Com orgulho, podemos afirmar que a dimensão comunitária esteve muito presente no nosso dia a dia: as atividades comunitárias e os momentos de convivência foram exemplos claros dessa vivência fraterna. Destacamos igualmente a dimensão espiritual que nosso mestre, Fr. Anthony, sempre quis que compreendêssemos como o coração pulsante e o centro da vida consagrada; e a espiritualidade de São Vicente Pallotti como eixo central da nossa vida palotina.
Com a graça e a proteção de Deus, concluímos o ano. Assim, queremos agradecer a Deus pelo dom da vocação e por ter estado sempre conosco ao longo desse percurso. Queremos agradecer à Província Nossa Senhora Conquistadora – Brasil e à sua Delegação Rainha dos Apóstolos – Moçambique pela confiança depositada em nós e pela oportunidade de realizarmos o ano introdutório, bem como por todo o apoio espiritual e pelas visitas. Agradecemos, igualmente, à Sacred Heart Province pela colaboração na formação, em especial à St. Joseph’s Delegation, que nos acolheu na casa de formação Holy Trinity Novitiate, Step-Aside.
Agradecemos também aos nossos familiares, amigos, conhecidos e a toda a Igreja em geral pelas orações. No dia 29 de novembro, tivemos a missa de encerramento do noviciado, presidida por Dom Noel Newcastle, bispo da Diocese de Oudtshoorn, e concelebrada pelo chanceler da diocese, Fr. Dennis Ongansie, juntamente com outros padres, em especial o Padre Eusebio Mauiae, nosso delegado.
Estamos animados e cheios de esperança para continuar nossa formação nas etapas subsequentes.
Por Aniceto Chambule e Jorge Carlos Nhacumbe

