Algumas dicas ao professor


DICAS PARA O PROFESSOR

Prezado Professor, agende sua visita com antecedência mínima de 48 horas. Pelo telefone (55) 3220-4565, nos horários de funcionamento de Museu.
Ingresso: Gratuito
Informe-se sobre os dias e horários, duração da visita, o número de alunos por grupo entre outros assuntos pertinentes.
Se possí­vel, faça uma visita prévia ao Museu, sem os alunos, e conheça a estrutura do mesmo. Planeje o roteiro da visita, os temas e os recursos que irá explorar.
Participação efetiva do professor junto aos alunos, durante a visita, é imprescindível.
Converse com os responsáveis do Museu, troque idéias, tire dúvidas sobre a exposição e sobre os objetivos de sua visita.

QUESTIONAMENTO AOS ALUNOS ANTES DA VISITA NO MUSEU

Para onde vamos?
O que vamos ver e fazer no Museu?
Qual a importância de visitá-lo?
Como devo me comportar no Museu?

Deve ser esclarecido que os museus possuem regras que são fundamentais para a preservação dos seus acervos como: não alimentar-se dentro do museu, não correr, não dispersar do grupo e não fotografar. Prezado professor, ao apresentar regras, faça de forma a não mostrar o Museu como um espaço repressor, mas sim de conhecimento.
Importantíssimo não cobrar demasiadamente de seus alunos, relatórios ou cópias de legendas e textos, durante a visita. O Museu é um ambiente de aprendizagem não formal, de livre escolha, onde a motivação e a curiosidade são iniciativas natural e individual de cada aluno.

VISITANDO O MUSEU

Importante cumprir o horário marcado, pois o Museu atende com horário especí­fico para cada grupo de visitação. Em caso de imprevisto, avisar.
O Museu atenderá no máximo, um grupo de 50 alunos. Grupos maiores serão subdivididos em outros horários.
No interior do museu, condutas como correr, dispersar-se do grupo, usar celular e falar alto são consideradas inadequadas. A direção da instituição pede que tanto os grupos visitantes agendados como seus responsáveis (guias de turismo cultural, educadores, professores, entre outros) atendam a essas solicitações.

RETORANANDO PARA SUA ESCOLA

É de grande valia conversar com os alunos sobre o que foi visto, experimentado o aprendido, discutindo e tirando as dúvidas sobre os temas da exposição.
Aproveite os conhecimentos dos alunos adquiridos no Museu, como elemento motivador para o ensino de novos conteúdos.

Funcionamento das visitas